Porto de Santos:

História

O porto de Santos, que se chamava na verdade Porto de São Vicente situava-se na Ponta da Praia. Com o crescimento do povoado de Enguaguaçu, o porto foi transferido para o Lagamar do Enguaguaçu, em frente ao vilarejo, o que trazia uma série de vantagens, principalmente a facilidade para o acesso da carga e o fato de os navegantes não ficarem numa região isolada enquanto o navio permanecesse atracado.

Estão reformando a cidade e principalmente o porto. Os gastos estipulados são: 160 milhões para o novo cais, 529 milhões para a Avenida Perimetral, 346 milhões para o processo de dragagem, 2,9 bilhões para a construção de mais quatro novos terminais de carga no porto, 15 milhões pago pela Petrobras para o terreno de 25000 metros quadrados, 450 milhões para o programa “Santos Novos Tempos”, 20 milhões para a obra do museu Pelé, 700 milhões para a ponte Santos- Guarujá e 136,6 milhões recebidos

Depois de muitos anos de historia, o porto foi transferido para santo, com o crescimento da cidade. E até hoje o porto é o mias importante, com mais historia, mais antigo e maior da América latina (informações retiradas do site Wikipédia- a enciclopédia livre e da edição nº20, ano 43, da data de 19 de maio de 2010 da veja São Paulo, especial sobre o porto de santos)

• Visita ao porto de santos

Os alunos foram até o porto de santos para pegar um barco e irem fazer a rota por mar proposta no roteiro de estudos do estudo do meio

Foi muito interessante, mas não dava para ouvir direito o que o instrutor dizia por que fique do lado do motor e tinha muito barulho perto. Vimos vários lugares quando estávamos andando de barco, entre eles uma ilha, manguezais e a ponte.

 

Rafaela