Museu do café:
O museu do café conhecido antigamente como “Palácio do Café” foi inaugurado em 1922 para organizar, centralizar e controlar o mercado cafeeiro da Bolsa Oficial do Café, que era a principal riqueza do pais na época.
O palácio do café foi tombado no dia 12 de março de 2009 pela IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)
A exposição no museu do café é composta principalmente de pinturas, gravuras, imagens, maquetes e vitrais.
O objetivo do museu é de mostrar a história de Santos, das lavouras de café e de mostras três momentos da história do Brasil, que eram “Império, República e Colônia” Na sala principal aonde eram feitas as discussões da bolsa do café há um vitral que mostra três momentos da história do Brasil. A partir de três pinturas de Benedito Calixto estão sendo retratadas imagens da história de Santos. Na segunda sala há uma exposição chamada ”café e novas rotas” aonde são apresentadas as melhorias do transporte do café. Na terceira sala há a exposição “Santos e o porto”, com um painel retratando a construção do porto, painéis mostrando o trabalho dos estivadores e uma escultura de um homem (chamado Jacinto) erguendo 5 sacas de café.
Gustavo