Museu de Pesca:

 

•SUA HISTORIA:
Antigamente o museu da pesca era um forte chamado Forte Augusto, e sua posição era estratégica para cruzar fogo com a fortaleza da barra. Ele pertencia ao ministério da marinha no inicio, não passava de uma muralha de pedra armada com algumas peças de artilharia, e que foi totalmente destruído em 1894, com a Revolta da Armada.
Depois este local foi transformado em um prédio, inaugurado em 1908, para ser a escola de aprendizes marinheiros. Em 1931, a Marinha cede o prédio à Escola de Pesca, com o objetivo de profissionalizar a pesca na região. Posteriormente, virou o instituto da pesca, vinculado ao governo estadual, e ficou responsável pela pesquisa e estudo da vida marinha. O Museu de Pesca teve sua origem no antigo Gabinete de História Natural, que foi crescendo com o tempo e com o acúmulo de grande coleção de espécimes. (informações retiradas do site oficial do museu da pesca e do caderno de campo)
•nossa visita ao museu da pesca
Os alunos da escola de Aplicação da FE USP da pesca no segundo dia de viagem. Vimos varias atrações diferentes.
Existem 10 atrações principais, entre elas: a sala do capitão que simulara a sala do capitão Padilha; a sala do submarino que expõe um filme em 3D mostrando, dentro do fundo do mar, os mais diversos animais marinhos; a sala do barco, onde os visitantes têm nações básicas de navegações; a sala diorama Com a reprodução fiel dos ecossistemas do costão rochoso, do mangue e do fundo do mar; a sala da pesca com reproduções de barcos de pesca, redes e outros instrumentos da pesca artesanal; a sala de historia, onde você pode conhecer a historia desse lugar; a sala das conchas e areias, onde você pode conhecer areias e conchas de todo o Brasil; a sala da vida marinha com Inúmeras espécies de peixes que habitam rios e mares brasileiros; a sala dos tubarões, em que seu destaque é a exposição de espécies taxidermizados; e por ultimo, a ossada de baleia de 23 metros de comprimento.
Os alunos do 8º ano do fundamental dois da escola de Aplicação da FE USP acharam muito interessante ver a maioria das coisas que o museu tem a oferecer e a tudo que aprenderam lá.

 

Rafaela