Parte Baixa:
Quando deu 13h, após um lanche coletivo, os alunos do 8°II foram para a parte baixa da vila. É a parte mais antiga de Paranapiacaba, dividida em duas a Vila Velha e a Vila Martin Smith e depois foram para o Museu Castelinho.
Na Vila Velha e Vila Martin Smith os alunos passaram por alguns locais curiosos que descrevo a seguir:O Viradouro: Equipamento para manobrar trens e hoje serve como um ponto histórico, mas está mal conservado.
Pau da Missa: Antigamente servia como meio de comunicação entre a igreja católica e a população, avisando de missas de sétimo dia, por exemplo.
É um eucalipto centenário, que foi plantado na época dos ingleses. Hoje, além de manter a função de comunicação, é um ponto histórico da vila.
Clube união Lyra Serrano: Servia como um espaço de entretenimento onde faziam bailes de formatura, festa, passavam filmes. Hoje tem a mesma função e serve como palco de alguns festivais e está muito bem conservado.
Vielas: Servia como escoamento de esgoto e isolava o conjunto de casas, hoje serve como entrada de carros, e não está bem conservado.
Cedarq: Era moradia de operários e hoje é o como Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo da Vila de Paranapiacaba e está muito bem conservado.
Antigo Mercado: Como o próprio nome indica a função era comercial, comércio alimentício de secos e molhados, hoje serve como salão de exposições, eventos e atividades turísticas e está bem conservado.
Casa Fox: Era uma casa geminada para duas famílias de ferroviários, hoje serve para mostrar como vivia um operário ou uma família de operário, funciona aí a “Casa da Memória”. É chamada assim porque foi uma homenagem para o engenheiro Daniel Fox e está bem conservado.
Elizabeth