Museu Castelinho:
Construído em 1897 para ser a residência do superintendente inglês durante a construção da estrada férrea, o Castelinho fica no alto de uma colina. Sua localização foi estratégica, pois de lá era possível avistar todas as ruas do distrito e todas as atividades desenvolvidas. Atualmente o lugar abriga o Centro de Preservação da Memória de Paranapiacaba. Ali estão reunidos objetos e instrumentos de trabalho da época dos ingleses.
Depois dos alunos visitarem todos os locais previstos na parte baixa da vila foram para o Museu Castelinho onde conheceram a história do museu e do antigo morador que era o engenheiro chefe.
A casa foi construída em 1897, está localizada no alto de uma colina, com uma vista privilegiada para toda a vila ferroviária.
Antigamente diziam que de suas janelas que eram voltadas para todos os lados da Vila de Paranapiacaba, o engenheiro chefe fiscalizava a vida de seus trabalhadores, e não adimitia que qualquer solteiro fosse na casa dos funcionários casados.No decorrer de mais de um século de uso, foram feitas várias reformas e tentativas de recuperação de seu aspecto original; as maiores reformulações foram realizadas nas décadas de 1950 e 1960.
Elizabeth